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Referenciais

Concebidos na ótica da capacitação de docentes para a reflexão, para a tomada de decisão e para a adoção de práticas educativas com suporte efetivo no conhecimento disponível, foram produzidos recursos de apoio à Educação Inclusiva (eixo i), assentes em:

5 módulos de capacitação, na forma de Manual/e-book:

 1. Gestão da Educação Inclusiva;

As lideranças têm um papel muito importante no encorajamento e apoio a práticas orientadas pelos princípios da equidade, justiça e inclusão.
Este módulo procurará fornecer um suporte para as lideranças escolares se envolverem em processos de reflexão crítica, preferencialmente entre pares e de investigação colaborativa e/ou interação interna à escola ou com outras instituições para melhor compreenderem e atuarem nos processos de gestão de Educação Inclusiva, considerando os valores de Equidade e Inclusão.

2. Diversidade, Equidade e Inclusão;

A escola para todos, e que a todos deve prestar um serviço educativo de qualidade, acolhe inevitavelmente uma grande diversidade de alunos.
Este módulo procurará contribuir para processos de reflexão-ação em matéria de Educação Inclusiva em contextos e áreas consideradas prioritárias, em especial de diversidade linguística e multiculturalidade, bem como de diferentes modos de se envolver na comunidade escolar e nos percursos de saberes e aprendizagens que proporciona.

3. Desenho Universal para a Aprendizagem;

O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) assenta num planeamento intencional e proativo das práticas pedagógicas, reconhecendo que cada aluno aprende de modo único e singular.
Este módulo procurará trazer à discussão como se faz e como se avalia o resultado da implementação do Desenho Universal para a Aprendizagem, de forma diferenciada, em sala de aula.

4. A Inclusão na Sala de Aula;

Existe uma multiplicidade de fatores que desempenham um papel importante na forma como os educadores e professores desenvolvem abordagens pedagógicas inclusivas, incluindo os seus conhecimentos e expectativas, as suas atitudes e respostas a situações desafiantes.
Este módulo incidirá sobre as práticas pedagógicas inclusivas centradas nos alunos, cuja utilização potencia as oportunidades de aprendizagem e a participação ativa de todos e de cada aluno.

5. Ambientes de Aprendizagem Inclusivos.

Os docentes desempenham um papel fundamental na promoção de ambientes de aprendizagem inclusivos, caracterizados por um clima de aula positivo, promotor de empatia, de valorização, de respeito e de bem-estar.
Este módulo procurará, por um lado, clarificar e suscitar reflexão crítica sobre a organização de ambientes inclusivos em sala de aula, destacando diferentes modelos que nos forneçam pistas sobre a criação de um clima de aula que promova a aprendizagem, sobre a organização do tempo e do espaço, bem como sobre a constituição de grupos de alunos, por outro, refletir acerca das estratégias de avaliação inclusiva, entre as quais a avaliação formativa.