Capacitacao
Práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula
Sinopse
A existência de um compromisso com os princípios humanistas da equidade e inclusão é já uma realidade assumida em toda a sociedade, bem como em todo o sistema educativo. Todavia, a implementação consistente de práticas pedagógicas inclusivas capazes de responder à diversidade e às fragilidades (exponenciadas pela pandemia) constitui um desafio constante. Apesar dos esforços desenvolvidos pelos docentes para a recuperação das aprendizagens, urge intensificar a sua capacidade de resposta à diversidade dos alunos e respetivos contextos, dando-lhes ferramentas concretas de operacionalização dos princípios da inclusão em sala de aula. Trata-se de criar oportunidades para que os docentes reflitam sobre metodologias e práticas pedagógicas que possam contribuir para a efetiva melhoria das aprendizagens dos seus alunos, procurando não deixar nenhum para trás. Assim, a planificação estratégica de modo a antecipar a diversidade em sala de aula, a participação e a aprendizagem efetivas de todos os alunos, bem como a avaliação enquanto processo regulador da aprendizagem serão, entre outros, aspetos a aprofundar nesta ação de formação.
Módulo 1 - Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas
Módulo 2 - Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas
Módulo 3 – Gerir a diversidade em sala de aula
Módulo 4 – Avaliação como processo regulador do ensino e da aprendizagem
Destinatários da ação
Docentes da educação pré-escolar e professores dos ensinos básico e secundário de todos os grupos de recrutamento.