Capacitacao
Criação de ambientes de aprendizagem inclusivos e inovadores
Sinopse
O atual enquadramento legal da educação inclusiva e as orientações sobre a recuperação das aprendizagens desafiam os docentes e a escola em geral para novas práticas pedagógicas, novos interfaces comunicativos, novos fundamentos humanistas que, sendo causa ou consequência, definem uma nova dimensão societal em que todos são parte do sistema e elemento fundador do mesmo, onde todos desenvolvem um diálogo igualitário, um pensamento e uma consciência próprios.
Assim, quando um novo paradigma educativo se instala, há que criar ambientes seguros e estimulantes nas escolas para que o diálogo, a reflexão e a partilha desbravem o caminho e orientem todos os agentes educativos para as mudanças a realizar.
Esta ação de formação procura apoiar a operacionalização de práticas pedagógicas ajustadas para que os aprendentes sejam melhores aprendentes e o professor melhor ensinante, definindo com maior acuidade as ações bem como as evidências a identificar em contexto de sala de aula.
Módulo 1 - Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas
Módulo 2 - Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas
Módulo 3 – Valorização da diversidade em sala de aula – criação e partilha de recursos
Módulo 4 – Avaliação formativa enquanto processo regulador do ensino e da aprendizagem
Destinatários da ação
Docentes da educação pré-escolar e professores dos ensinos básico e secundário de todos os grupos de recrutamento.