Capacitacao
As lideranças na promoção de ambientes educativos inclusivos
Sinopse
As lideranças de topo e intermédias têm um papel fundamental na vida das instituições educativas e, por essa via, nos processos de mudança social. Uma escola inclusiva exige uma liderança eficaz, capaz de apoiar e promover o envolvimento de toda a comunidade escolar.
Com o presente curso pretende-se essencialmente consolidar uma perspetiva de abordagem integrada das práticas que concorrem para a inclusão, considerar formas de otimização da participação dos alunos e das famílias na vida da escola e, naturalmente, o papel das lideranças na criação de ambientes promotores de aprendizagens não-formais e informais consistentes com os objetivos da educação inclusiva. O quadro teórico proposto destaca a centralidade de uma perspetiva ética e deontologicamente fundada numa compreensão dos valores inscritos na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Convenção dos Direitos da Criança.
Módulo 1 – Enquadramento teórico e normativo
Módulo 2 – Concretização das políticas de inclusão
Módulo 3 – Conhecer, partilhar, decidir
Módulo 4 – Avaliação
Destinatários da ação
Diretores, coordenadores de departamento, coordenadores das EMAEI, coordenadores de diretores de turma, membros dos Conselhos Pedagógicos.